Monday, October 11, 2004

Dor de alma

Oficial israelita acusado de esvaziar carregador no corpo de uma criança palestiniana
Em Público


Um oficial do Exército israelita foi processado pelas instâncias militares depois de ter sido acusado pelos seus subordinados de ter esvaziado o carregador de uma arma automática no corpo de uma criança palestiniana que já estava morta.
A vítima, Imane Al-Hams, de 13 anos de idade, foi morta quando se dirigia para a sua escola, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Segundo o director do hospital de Rafah para onde Al-Hams foi transportada, Ali Moussa, a criança foi baleada por 20 vezes em diferentes partes do corpo, nomeadamente na cabeça e no peito".

Um soldado israelita que pediu anonimato contou à rádio militar que a jovem se aproximou de um posto israelita com um saco na mão e que os soldados abriram fogo contra ela pensando que trazia uma bomba.

"Ainda conseguiu escapar, mas depois caiu por terra. O nosso oficial aproximou-se do corpo e disparou duas balas na cabeça. Depois, mudou a arma para a posição automática e esvaziou o carregador no corpo dela", contou o soldado. "Gritámos-lhe para parar, mas ele continuou. Esta cena gelou-nos o coração (...)", acrescentou.

Uma testemunha palestiniana, Omar Khalifa, de 29 anos de idade, que tem uma garagem perto do local onde tudo se terá passado, contou na semana passada que a rapariga caminhava em direcção à escola com dois colegas quando os soldados abriram fogo.

Na altura, um responsável militar afirmou que os soldados dispararam contra uma rapariga depois de esta ter passado para uma zona proibida onde terá pousado "o que parecia ser um engenho explosivo", não muito longe do posto militar, para em seguida se ter posto em fuga.

No comments: