Tuesday, March 16, 2004

Viva España

Durante uns dias não me apeteceu escrever. Aos meus fiéis leitores, as minhas desculpas.

Hoje apetece-me dedicar duas linhas a José Luis Rodríguez Zapatero. Porquê? Porque está de parabéns.

Está de parabéns porque ganhou as eleições. Está de parabéns porque privilegia uma construção europeia com diálogo e não com arrogância. Está de parabéns porque vai cumprir o seu programa de governo e retirar as tropas espanholas do Iraque, caso a ONU não tome as rédeas da ocupação.

Nos jornais abundam hoje os artigos de opinião, criticando o anúncio que muitos espanhóis votaram para ouvir. Ao retirar do Iraque, Zapatero cumpre o que promete e o que a sua moral lhe dita. Muito teria o nosso governo a aprender com o exemplo que nos chega além fronteiras. É precisamente porque não se pode vergar às exigências de terroristas que Zapatero faz o que já tinha dito que faria.

Eu ainda alimento uma esperança. Talvez isto tudo seja afinal, também, o canto do cisne da viragem à direita dos últimos anos na Europa. Pode ser que a Espanha, tal como foi a primeira a guinar à dexta, seja a primeira a safar-se à canhota. Pode até ser que o nosso Vitorino sempre venha a ser Presidente da Comissão Europeia. Pior que Prodi não seria concerteza.

No comments: