Thursday, November 06, 2003

Pobre Ribeiro Cristovão

Maria Elisa finalmente decidiu-se e pôs-se a andar - passo a expressão.

Recordemos. Logo após a eleição, a 17 de Março de 2002, estalou-lhe o verniz e entrou em polémicas com a Comissão Parlamentar de Ética, por esta não lhe permitir acumular a função de jornalista na RTP com o cargo de deputada. As regras são claras, só tem que as aceitar.

Mas não aceitou, e em 29 de Julho deste ano, ou seja 16 meses depois de ter sido eleita, Maria Elisa volta à carga. Simula doença, suspende mandato e no mesmo dia entra novamente em funções na RTP. Cura milagrosa, certamente. Santa Marta tudo cura, principalmente febre (de protagonismo).

Mas como os amigos são para as ocasiões, num deslumbrante golpe de rins, Maria Elisa deixa de ser putativa jornalista da RTP, e vê-se nomeada (pelo inefável Martins da Cruz) de "conselheira cultural". Repare-se que não sendo licenciada e não podendo por lei ser nomeada adida cultural, o governo decide então mandá-la "para Londres exercer funções de conselheira cultural, indicando o futuro despacho de nomeação que será conselheira de imprensa para respeitar os requisitos da lei " (como disse, e bem, o porta-voz do ex-ministro Martins da Cruz). O despacho fez o favor de a despachar para longe da ribalta.

Mas finalmente, hoje, lá se decidiu e trocou a suspensão pela renúncia. Gesto bonito, até sublime, como fez notar de imediato o grupo parlamentar do PSD. Deixa saudades no hemiciclo. Todos nós nos lembramos das suas brilhantes intervenções.

Mas agora, quem mete mesmo dó é António Ribeiro Cristovão. Um pobre diabo, que apareceu há tempos a lamentar-se na televisão do facto de agora ser deputado. Que nunca lhe tinha ocorrido ser eleito, que não faz a mínima ideia do que é ser deputado e que não sabe como há-de descalçar esta bota. Então pergunto: Oh António, explique-nos lá porque raio subscreveu a lista de candidatos do PSD?! Parecia simples, não parecia? Bastou uma assinatura, uma fotocópia do BI e uns eventuais quinze minutos de gritaria por comício e tinha direito a cinco minutos na televisão, o que é sempre bom. É a visibilidade, pois claro. O que nós fazemos para que notem em nós. Pois agora, agora tem de se manter calado, duas vezes por semana, na última fila de preferência, que é para não se notar que o amigo não tem nada para dizer. "Desvisibilize-se", ou usando outro vocábulo, este existente, desapareça! Desapareça você, a Maria Elisa e os outros todos, que parecendo que querem ser deputados na realidade não querem.


29 de julho, Dia de SANTA MARTA(Séc.I):
Personagem dos Evangelhos, irmã de Lázaro e Maria(Lc.10,38-42). Hospedeira de Jesus em Betânia. Segundo a lenda, após a ascensão de Jesus ao céu, Marta viajou para Marselhas num barco sem velas e sem leme. Viveu na França onde venceu um dragão em Tarascon, jogando nele água benta. Curou Clovis, o rei dos francos. Padroeira das donas-de-casa. Os gatos eram consagrados a ela, bichos de cozinha e telhado. Intercede por quem tem febre.

No comments: