Thursday, October 02, 2003

Oh Manuela!

Acabei de assistir na SIC Notícias, a querida ministra das finanças dizer aos deputados, algo como: "(...) se querem mais investimento têm de aumentar os impostos, se não quiserem aumentar os impostos têm de aumentar o individamento. E o individamento não vai criar mais emprego nem mais crescimento(...)". Como estou a citar de memória, e já sabem que a minha não é boa, poderá não ter dito exactamente estas palavras, mas foi isto que ela disse.

Eu fiquei que não me pude, e então fui ao Banco de Portugal. Os números andam por lá.

Então não é que no tempo do Aní­bal, o timoneiro do oásis, o défice orçamental era muito superior ao que era hoje?! E na altura o investimento não parou. Basta lembrarmo-nos da finalização expresso da auto-estrada do norte onde até velhinhas andavam a acartar pedra, ou da precipitação inaugural da Via do Infante, onde desabaram umas dezenas de metros uns dias mais tarde devido a "um grau de pluviosidade anormal", nas palavras de um qualquer secretário de estado da altura.

Mas esta gente sabe do que fala? Nunca terão lido Keynes? Se não leram podem ler aqui. Eu também nunca li, mas tenho a certeza de que se fosse ministro da economia o iria ler...

No comments: