Friday, February 27, 2004

Correio do Leitor

A autora do blog imanencia apelidou um dos meus posts de "post de merda". Ainda por cima chamou-me de ignorante, e ainda acusou os médicos de serem corruptos. Isto tudo em dose dupla, pois deixou aqui um comentário e honrou-me com um post inteirinho.

Por questões de reciprocidade, partilho aqui convosco o comentário que deixei no post da referida senhora:


Como autor do tal "post de merda" reinvidico aqui o meu direito de resposta. Não é meu objectivo iniciar uma polémica, mas esclarecer alguns pontos.

Primeiro, em relação ao que relatório da dita subcomissão, a sua interpretação é bastante sui generis. Em nenhum ponto das partes do relatório que foram veículadas na imprensa (infelizmente não me é possível encontrá-lo na íntegra, se você o têm, por favor mande-mo), fala em dificuldades de controlo das receitas. Aliás, há anos que se fornece metadona aos heroinómanos sem qualquer problema de um mercado negro, que os arautos da desgraça sempre disseram que tal distribuição iria trazer. Também se receita morfina para atenuar a dor, sem que haja um mercado paralelo desta substância. Se fizesse também o favor de me enviar os tais "estudos que confirmam que em Portugal bastava uma legalização desse tipo para que imensos 'profissionais' desatassem a passar receitas deixando que lhes untassem as mãos em troca", agradecia.

Segundo, quando me aconselha tomar mais conhecimento com a realidade e a travar conhecimento com pessoas "cuja vida foi arruinada devido ao uso de cannabis ou porque alguém da sua família consumia", estava mais uma vez a ler enviesado. Se reler o "post de merda" não encontrará qualquer incentivo ao consumo de cannabis. Aliás, quando você diz que se houvesse uma manifestação a favor desta legalização, quem iria lá encontrar não seriam certamente os familiares de doentes crónicos, aí estamos de acordo. Parte do "post de merda" refere-se precisamente ao facto destes não terem expressado qualquer opinião sobre este assunto, e ter sido o Bloco de Esquerda a carregar esta "bandeira".

Terceiro, como parece que não fui bem entendido, o "post de merda" tinha três objectivos: (1) criticar o facto de a tal subcomissão ser contituída por pessoas com interesses na manutenção do status quo e na comercialização do Marinol; (2) o já referido alerta de que o Bloco de Esquerda não é o porta voz dos doentes terminais; e (3) acusar a maioria de falta de compaixão para com estes doentes. Se a "maldita" substância lhes melhora a qualidade de vida, não me resta qualquer dúvida. Permitam o seu acesso.

Por último, um pouco de boa educação não lhe ficava mal.

O Merdas

No comments: